terça-feira, 26 de agosto de 2014

Catecismo dos Valdenses

Catecismo dos Valdenses



Pastor. O que crês a respeito da santa igreja?
Resposta. *** A igreja é considerada de acordo com a verdade do ministério; ela é a companhia dos ministros de Cristo, juntamente com as pessoas comprometidas em levar as cargas uma das  outras  com vínculos de fé,  esperança e  caridade.

Pastor. Como é conhecida a igreja de Cristo?
Resposta. Pelos ministros legitimamente chamados e pelas pessoas que participam da verdade do ministério.

Pastor. Por quais marcas tu conheces os verdadeiros  pastores?
Resposta. Pelo verdadeiro sentido da fé, pela sã doutrina, por uma vida exemplar, por meio da pregação do evangelho e pela administração correta dos sacramentos.

Pastor. Por quais marcas tu conheces os falsos pastores?
Resposta. Por seus frutos, por suas cegueiras, pelas suas más obras, por suas doutrinas perversas e por suas administrações indevidas dos sacramentos. ***

Pastor. Por quais marcas são conhecidas uma administração indevida dos sacramentos?
Resposta. Quando os sacerdotes não conhecendo as intenções de Cristo no sacramento dizem que a graça e a verdade estão incluídas nas cerimônias externas e convencem  os homens à participação do sacramento sem verdade e fé. Mas o Senhor exorta os seus para ficar atentos a esses falsos profetas, dizendo: Guardai-vos dos fariseus, isto é, o fermento da sua doutrina; também lhes pede para que  não acreditem no que eles dizem  nem os sigam. Davi odeia a igreja onde se congregam tais pessoas, dizendo: Eu odeio a congregação dos maus. O Senhor ordena a sair do meio de tais pessoas;-Números 16:26, “ Desviai-vos das tendas desses homens ímpios, e não toqueis nada deles, para que não sejais consumidos em seus pecados." E o apóstolo, 2 Coríntios 6:14: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça e injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor, e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei ". Mais uma vez, 2 Tessalonicenses 3:16, "mandamo-vos, irmãos, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente". Novamente, Apocalipse 18:4, "Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas."

Pastor. Por quais marcas são conhecidas as pessoas que não estão na verdade dentro da igreja?
Resposta. Por pecados públicos e fé errônea; devemos nos afastar de tais pessoas para que não sejamos contaminados por elas.

Pastor. Por qual modo tu deves ter comunhão com a santa igreja?
Resposta. Eu devo ter comunhão com a igreja no que diz respeito ao essencial, por fé e caridade, como também pela dignidade dos seus preceitos e por um final perseverante em fazer o bem.

Pastor. Quantas coisas estão lá que são ministerial?
Resposta. Duas, a palavra e os sacramentos.

Pastor. Há quantos sacramentos?
Resposta. Dois, a saber: o Batismo e a Ceia do Senhor "[Perrin, pp 216, 216].

Fonte: The Reformed Reader
Tradução: Luciano de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário