sábado, 23 de agosto de 2014

A música no culto cristão

A música no culto cristão
Para entendermos o papel que a música exerce no culto cristão, se faz necessário um examepanorâmico na Bíblia Sagrada. O modelo que buscamos seguir é bíblico, pois entendemos quea revelação é completa para orientar a Igreja de Cristo sobre como ela deve se portar nacelebração do culto a Deus. Espero que este breve tratado seja útil para a edificação da Igrejade Jesus em toda a nação brasileira.
A origem da música e seu propósito
Se você quiser entender qualquer assunto, deve procurar conhecer a sua origem. Esta verdadepode ser aplicada a música. Segundo o que nos mostra a Palavra de Deus, a música teveorigem no céu, sendo utilizada pelos seres celestiais para louvar ao Criador (Jó 38.4-7). Comisso, entendemos que, em sua origem, a música teve o propósito de enaltecer a Deus, sendoutilizada na celebração celestial.
Os primeiros relatos da música em nosso mundo
Em Gênesis, é relatado que a música apareceu na linhagem da Caim, com a criação dosprimeiros instrumentos musicais (Gn 4.21). Sendo esta gente rebelde ao Senhor, acreditamosque este verso aponte para a primeira perversão do propósito original da música, podendo teraté mesmo sido usada para o culto idólatra. Depois deste verso, veremos apenas em Gn 31.27
a menção de “cânticos”, entretanto, mais uma vez associado com um povo idólatra.
 Em Gênesis, há um vazio com respeito a presença da música na vida religiosa de Abraão e seusdescendentes. Somente em Êxodo veremos, pela primeira vez, o povo eleito de Deus utilizar amúsica na celebração (Ex 15.1).
A música no culto do Antigo Testamento
A música ganhou importância na vida religiosa dos israelitas e, aos poucos, foi sendo agregadano culto judaico. Foi criado um ministério de louvor na Tribo de Levi, que conduzia acelebração (1 Cr 25.6,7). Surgem os salmos, que são orações e cânticos que incentivavam anação em perseverar na adoração a na obediência a Deus (ex: Salmo 150). São justamente nossalmos que encontramos as diretrizes mais claras sobre como deveria ser a utilização damúsica entre os israelitas:

Os cânticos deviam ser entoados a Deus, Sl 33.1; 135.6

Os cânticos eram acompanhados de instrumentos musicais, Sl 33.2

As músicas eram renovadas com o tempo, Sl 33.3

Os cânticos deveriam fazer parte dos ajuntamentos do povo, Sl 149.1


Os cânticos eram inspirados pela revelação escrita (A Bíblia), Sl 119.54Deus recusou-se a ouvir as canções do povo quando este vivia uma vida incorreta em Suapresença (Is 1.13). Este princípio é antigo e verdadeiro. Deus sempre verá a vida do cantorantes de avaliar a qualidade de sua música.O próprio Salvador Jesus cantou hinos em sua adoração a Deus (Mc 26.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário