terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como e porque Bartimeu ficou cego?

O cego Bartimeu filho de Timeu, um General israelita aposentado

As informações sobre o pai de Bartimeu não encontramos nos evangelhos, mas podemos obte-las do historiador Flávio Josefo que justificam a referência paterna. Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. Com a chegada dos Romanos na Palestina aconteceu que seus bens foram confiscados e o soldo da aposentadoria cortado.
De cidadão bem sucedido torna-se um revoltoso. Pela formação militar que possuía liderou várias movimentos revoltosos contra os romanos e propunha desestabilizar o governo romano na região.
O contingente militar romano na região o identifica como uma pessoa perigosa à ocupação romana na Palestina. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.
A crucificação dos contrários a ocupação Romano era um expediente muito praticada e um grande número de pessoas foram mortas. Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais, tornar os filhos cegos de pais revoltosos era muito comum. Passavam a ser um exemplo vivo, “não sigam o exemplo de Timeu.

www.abiblia.org 


63 comentários:

  1. O que temos a respeito deste possível herói, nos faz pensar na seguinte frase: " que eu torne a vê", o emprego do verbo, não surge que tenha nascido cego: voltar a enxergar pressupõe uma pessoa que dantes possuía visão perfeita, no texto acima descrito a referencia ao Historiador Flavio Josefo aponta uma possibilidade para que o fato tenha ocorrido e o herdeiro/ descendente tenha sofrido um castigo severo para evitar que através de Bartimeu pudesse levantar um motim e até mesmo uma revolta que pudesse colocar em cheque ou em risco o domínio romano sobre a Palestina. Flavio Josefo foi um historiador judeu, que adotava certo rigor científico, mas não cria no Senhor Jesus como o Messias, dizer que a afirmação narrada não confere com a verdade dos fatos é ariscada, endossa-la de mesmo modo, assim a pondero que há possibilidade de ser verdade, faço-o com a devida reserva.
    Por fim: ninguém pediria para tornar a vê se nunca tivesse enxergado ou visto,mas isto ainda está distante do fato de ser filho de um herói de guerras, ou mesmo filho de um general e de ter tido seus olhos perfurados pelos romanos.
    O fato é que estamos distantes do momento e não há como recompo-los com exatidão, por outro lado é de bom alvitre nos lembrarmos que Bíblia tem como centro a pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo, porque seu objetivo é apresentar o Senhor Jesus como: 1. Promessa de Deus; 2. Cumprimento desta. 3. Bartimeu foi um contemplado com a imensurável benevolência de Deus em Cristo, mas não tenho como pergunta-lo como isto aconteceu.4. Como verdade clara e insofismável temos: Cristo curou-o. O Senhor voltará e nos levará para os lugares celestiais. Entendo que lá não iremos interrogar a ninguém sobre a cura de Bartimeu.
    Finalmente irmão, tudo que é edificante seja isto que ocupe as nossas mentes, porque o Deus da Paz habita conosco.Gloria somente a Ele.

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação, muitos falam q o nome do cego era bartimeu e que ainda era cego de nascença,agora sabemos da verdade, muito bom esse estudo, parabéns

    ResponderExcluir
  3. A história é boa mais em qual livro posso obter essa certeza.
    Porque alguns estudiosos afirma não ter certeza dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A História dos hebreus, Flávio Josefo.

      Excluir
    2. Esta informação não consta no livro de Josefo, se estou equivocado mostre-me a citação.

      Excluir
    3. Também não encontrei ,tenho o livro mais não fala de nenhum, general ,o Timeu que Flávio josefo menciona é um historiador grego .

      Excluir
    4. verdade, como alguém volta a enxerga, porque foi arrancado os olhos, e Bartimeu tinha os olhos com certeza, só foi curado da cegueira, os olhos eram doentes assim foi a cura.

      Excluir
  4. Está resposta ficou apenas baseada em dados da literatura da época de Jesus, já que a narrativa bíblica não fornece informações. Pesquisando material para a resposta, encontrei muitas informações (sem citação de página) que Flavio Josefo, em seu livro História dos Hebreus, falava do general Timeu, israelita, Pai de Bartimeu. Mas em nenhum destas fontes de consulta (Blogs, livros, artigos, Mensagens) forneciam as citações precisas para a informação. Portanto a resposta que argumentei no passado está sem base científica. Fica apenas no campo do conhecimento literário. Durante todos este tempo procurei localizar algum texto para confirmar, mas até agora não encontrei.

    Nestas narrativas “se pode dizer populares” elas argumentam que Bartimeu era cego, pois foi castigado pelos romanos por ser filho de um general israelita revoltoso. Nada que se pode confirmar.

    Concluindo: Querendo responder a pergunta pela causa da cegueira de Timeu, o mais correto é dizer que não temos informações precisas. A pergunta esta entre as que não encontramos respostas no texto bíblico. Mas a validade do milagre de Jesus continua e toda a mensagem que podemos tirar deste ensimento de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o assunto em questão é irrelevante, não faz muito sentido dar uma ênfase da qual é desnecessário. O fato a ser colocado e relevante é que este homem lutou muito para que o Mestre pudesse o Curar, e assim aconteceu.Um homem cego teve a maravilhosa oportunidade de encontrar o Senhor Jesus e ser curado. simples assim sem muitos questionamentos. e logo em seguida se tornou discípulo. Att Adriano

      Excluir
    2. "que eu volte a ver" alguém que já teve sua visão e hoje não mais, muitos de nós tbm, as vezes sem visão do ministério, do chamado, dos projetos de deus para nós. sem visão profética do momento que vivemos. é hora de clamar por "Jesus, filho, do Rei. que "eu volte a ver" sua face. faz um milagre em mim.

      Excluir
  5. excelente explicação desta Historia ,parabéns,

    ResponderExcluir
  6. O oque importa é que ele deixou a dúvida e se deixou ser conduzido até Jesus que o fez voltar a enxergar.
    Pra honrar e glória do seu nome.

    ResponderExcluir
  7. A verdade real não foi dita. Quando Jesus pergunta a Bartimeu, - o que queres que eu te faça?, na verdade Jesus está querendo saber de Bartimeu, que tipo de cura ele quer, a espiritual ou a física, e o cego responde: - que eu torne a ver(no original). Assim o texto diz que ele passou a seguir Jesus, ou seja, adquiriu a salvação e de quebra, a cura física, porque Jesus não só queria curá-lo, mas principalmente, salvá-lo.

    ResponderExcluir
  8. Ótima explicações vejo nos dias atuais vários "ministrantes" que dizem que Bartimeu era cego desde o ventre de sua mãe!!!

    ResponderExcluir
  9. ÓTIMA GOSTEI DA EXPLICAÇÃO, DO ESTUDO SOBRE [O CEGO BARTIMEU]. PORQUE MUITOS FALAM DE UMA NARRATIVA QUE NÃO É A VERDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como alguém vai afirma isso se a bíblia não fala ... Esses ministrantes aí tem q voltar pra escoli2 ou eles nunca foram lá...

      Excluir

    2. Este é o discípulo que testemunha a respeito desses acontecimentos e que os escreveu; e sabemos que o seu testemunho é conforme a verdade. 25Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam.

      Excluir
    3. João 21: 24,25 Nem tudo esta escrito na Biblia!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Me chamou atenção sua responsat a, teria outra análise didática pra me passar? E o pq de ser fábula maçonica , sem ofença.Apenas para saber todas as vertentes possíveis.obrigada

      Excluir
  11. Falta ler e análise , o texto é claro

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Como se chama o livro qui fala só dá história de timeu e Bartimeu

      Excluir
  13. Muito bom,explica mais profundo para com Timeu o pai.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da explicação...faz muito sentido! obg. Deus vos abençoe generosamente Irmão!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Gostei!
    Pois, ouvindo estas informações sobre o Bartimeu,ficamos mais convicto de que ele não sofreu nenhum acidente, ou seja ele não era cego de nascença.pois,ele pediu a Jesus pra voltar a (ver). Linda história. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro q ele não era cego de nascença . cego de nascença está em João 9

      Excluir
  16. gostei muito do estudo e o que eu queria saber

    Muito obrigado DEUS ABENCOE

    ResponderExcluir
  17. O que aconteceu com Bartimeu em sua cegueira. Na Bíblia não encontramos passagem alguma que fala desta forma cruel dos Romanos terem arrancado seus olhos. Não encontramos nenhum referimento para este fato.

    O que se tem conhecimento se apresenta de forma um pouco folclórica em varias histórias contadas por autores de comentários do cego Bartimeu. Muitos colocam para Bartimeu filho de Timeu, que tenha sofrido punimento por causa da rebeldia de seu Pai. Contam que Timeu era um general aposentado do exercito israelita. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai. Embora os que citam esta história do cego Bartimeu em seus comentários, afirmam que Flávio Josefo, narre em seu livro Antiguidades Judaicas, fiz uma acurada pesquisa mas nada encontrei com referência a este fato. Assim esta narrativa da cegueira de Bartimeu, não tem comprovação literária consistente, acabando a pertencer ao grupo dos fatos considerados lendários.

    ResponderExcluir
  18. Que explicação maravilhosa ,me fez entrar no texto e viajar na história narrada sobre Bartimeu!
    Que Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  19. Muito boa sua explicação, que o Senhor Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Ótima Reflexão Sobre Bartimeu, Corocarei alguns pontos em minha pregação, Muito Fote, Deus te abençoe e Te use poderosamente.

    ResponderExcluir






  21. Com todo o respeito, esta informação não procede, em nenhum trecho do livro de Josefo é feita esta menção, logo, não tem base Histórica.

    ResponderExcluir
  22. O texto é bem claro, Bar Timeu, não nasceu cego, isso é fato.

    ResponderExcluir
  23. não importa saber se Bartimeu era cego de nascença, importa focar-nos na benevolência e no amor de DEUS. De Gênesis a Apocalipse temos histórias reais de homens e mulheres que fizeram parte da história e que até hoje é lembrado basta pegar a bíblia e ler, mas nenhum deles é o centro. Que venhamos nos preocupar com aquilo que pode vir a afetar a nossa vida espiritual. Não é mais tempo de querer solucionar aquilo que não está na bíblia e sim viver o que está escrito nela.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom gostei da espricação,Deus vois abençoe

    ResponderExcluir
  25. Qual aplicativo bom para informações teologica

    ResponderExcluir
  26. Muito boa a explicação, Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante ,bem argumentada e aplausivel.Destacando o poder da Fe o poder de Deus e as suas misericordias que não tem fim e se renovam a cada manha-

    ResponderExcluir
  28. Amei o texto sou muito grata. E muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  29. Muito boa esplicasão que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  30. O importante é que ele ouviu Quando JESUS passou e clamou ,por sua misericórdia e recebeu o que ele almejava a sua cura , a multidão não impediu dele voltar a enxergar ele clamou e chamou a atenção do filho de Deus.

    ResponderExcluir
  31. Bom eu fico com o que o apostulo Paulo disse: "ouvir de tudo e reter o que é bom"...

    ResponderExcluir
  32. A tempo : entendo que Bartimeu sofreu esse ataque devido os romanos te tirado o direito de tomeu que foi um grande general e recompreencido com os soldados e com a sua aposentadoria e com a sua vida na velhice e aposento os romanos envadiram a cidade e Bartimeu saiu a ver o seu pai ser morto e logo pegaram ele e mandaram fura os olhos e não arrancar e colocaram uma capa sobre ele porque a capa era sinal de humilhação .

    ResponderExcluir
  33. "Só sei que nada sei" EBENEZER.
    pr.costa

    ResponderExcluir
  34. pode cancelar a inscrição ok

    ResponderExcluir
  35. OH GLÓRIA....MEUS AMADOS A VERDADE É QUE MUITOS SE APROFUNDAM NO CONHECIMENTO MAS POUCOS VIVEM A BÍBLIA.... NÃO ADIANTA CONHECER A LETRA E NÃO VIVER.
    A BÍBLIA É MISTÉRIO E SÓ É REVELADAS AOS PEQUENOS... RESUMINDO JESUS CRISTO O CENTRO DA MENSAGEM

    ResponderExcluir
  36. JESUS CRISTO.. ELE É O CENTRO DA MENSAGEM

    ResponderExcluir
  37. Eita glória 🤚🙏....

    ResponderExcluir
  38. A paz do senhor Jesus Cristo,gente ele só deixou ai pra ler esse estudo histórico sobre Bartimeu antes da cura,ele não obrigou ninguém a acreditar nheee,e querendo ou não é interessante essa história do paí de Bartimeu, gostei

    ResponderExcluir